Trabalhando com a Nova Energia

OS MATERIAIS DE TOBIAS

A Série do Salto Quântico:
SHOUD 6: "Trabalhando com a Nova Energia"

Apresentando Tobias

Canalizado por Geoffrey Hoppe

Apresentado ao Crimson Circle
2 de Fevereiro, 2008
 


 
E assim é, querido Shaumbra e professores da nova consciência da Terra.  Nós nos reunimos mais uma vez nessa linda tapeçaria dessa coisa chamada Shaumbra, nossa família, representando todas as famílias espirituais – ah, não aqui na Terra, mas as famílias espirituais angélicas – que têm observado vocês, observado seu progresso desde que chegaram aqui na Terra.  Porque o que se passa na Terra, se passa por todo o resto dos reinos, todas as dimensões, todas as famílias espirituais.
 
Vocês são os pioneiros, cada humano na Terra neste momento é pioneiro em novas esferas.  E, é claro, vocês Shaumbra são os pioneiros da consciência na Terra agora. Aventurando-se em novas dimensões e novas esferas mesmo enquanto permanecem em seus corpos físicos.  Não para explorar novas terras, novos continentes, novos oceanos, mas estão aqui explorando a consciência. Vocês estão ajudando a destravar as portas e cada estrutura que vem mantendo a consciência num mesmo padrão por dezenas, centenas até milhões de anos.
 
Vocês são aqueles saindo da caixa, enquanto se mantêm o tempo todo em seus corpos físicos.  São os que se abrem para coisas como sentimentos, nova consciência, indo além das limitações da mente e ainda amando e abraçando a beleza da mente.  Vocês são aqueles que, no sono à noite, estão se conectando de volta aos seus eu do passado, a suas famílias angélicas, se conectando com aqueles que conheceram há muito tempo atrás, deixando que saibam que vocês estão bem.  Deixando que saibam que embora às vezes suas novas buscas e suas novas jornadas possam ser solitárias e difíceis e algumas vezes até mesmo apavorantes, vocês estão bem.  Vocês estão aqui, vivos a expandindo-se.
 
Que prazer estar de volta a este grupo de seres angelicais. Mais uma vez, a coisa maravilhosa é que vocês não vêm da mesma família angélica.  Vocês vêm de todas as famílias.  Vêm de experiências e formações angélicas diversas.  Chegaram juntos desta vez na Terra, juntos no que chamamos energia de Shaumbra, introduzindo a Nova Energia.
 

O Spa Angélico
 
Agora hoje gostaríamos de fazer as coisas um pouquinho mais diferente do que o usual.  Ah, sim realmente, Cauldre nos diz que gastamos muito tempo dando palestra e pontificando.  Vamos fazer isso também hoje.  (risadas e risadinha de Tobias) Quase enganamos Cauldre, mas (mais risadas)... Mas ao invés de chegar até vocês hoje como normalmente fazemos... Nós abrimos, o que vocês chamariam, portais de energia e vocês nos permitem entrar em seu espaço.  Hoje estamos em mais um lugar.  Estamos agora num tipo de transmissão remota para vocês.  Vamos pedir hoje que venham até nós.
 
Hoje é especial.  É um dia que foi estabelecido para cada um e todos vocês, esteja você aqui em pessoa, esteja você ouvindo – no que chamam – on line, esteja você lendo ou ouvindo num dia próximo. Mas este momento e este espaço foram estabelecidos para você.  Estamos abrindo hoje o Centro de Serviço Shaumbra.  Nós o chamamos de SPA Angélico.  Esse é o lugar – é um tipo de dimensão ou ponto de consciência – onde você pode vir para rejuvenescer.  E querido Shaumbra, realmente você precisa disso.  Até então sempre temos vindo te pegar.  Enviávamos o que vocês chamariam de “Ônibus dos Anjos” para pegá-los e trazê-los ao Centro de Serviço Shaumbra.  Mas hoje vamos pedir que intuitivamente encontrem o caminho pra cá.  Alguns de vocês estão agora mesmo sentindo um pouco de pânico, “Eu não sei como chegar aí. Pego a direita ou a esquerda? Devo ir a que velocidade?  O que preciso imaginar em minha mente para chegar até aí?”  Nenhuma das perguntas acima.  Para chegar ao Centro de Serviço Shaumbra, onde vamos nos reunir em um momento, basta respirar profundamente e sentir seu caminho até lá.  Sim, sentir o caminho para lá.
 
E antes de você fazer isso, antes de se reunir conosco no Centro de Serviço Shaumbra, inspire profundamente e relaxe.  Tire de sua cabeça como é que isso funciona ou como é que sente isso.  O Centro de Serviço Shaumbra não precisa necessariamente estar em outro planeta bem longe em outra galáxia.  Pode estar a uma respirada de você neste momento, quase existindo no mesmo espaço em que você está, mas um espaço levemente diferenciado.  O Centro de Serviço Shaumbra pode estar aonde você vai, às vezes, à noite em seu estado onírico.  Pode estar naquele espaço para onde você vai quando as coisas se tornam  um pouco demais e você encontra refúgio e rejuvenescimento.  Permita-se sentir e intuir seu caminho até lá.
 
Vou pedir a vocês para não vir como um grupo, mas pegar seu caminho individualmente.  Vou pedir que não o imagine em sua mente, não tente fazer afirmações ou visualizações. Vamos pedir que se abra, que confie em si mesmo e se junte a nós em um instante no Centro de Serviço Shaumbra.
 
Agora alguns de vocês estão dizendo, “Isso é real?”  Bem, você já sabem a resposta.  Se você escolher que seja real, é real. Alguns de vocês ficam pensando se podem realmente encontrar o caminho. Libere a dúvida e permita-se estar lá.  Alguns de vocês estão tentando pensar seu caminho através de um complicado labirinto de corredores dimensionais. Por quê?  Por quê?
 
É tão simples quanto escolher e permitir que seus sentimentos naturais e sua intuição o tragam para cá.
 
Nós vamos estar esperando vocês.  Vamos reunir todas as energias novamente em um instante.  Agora respirem profundamente...
 
(pausa)
 
...Intuam e sintam seu caminho.
 
Permitam-se sentir à vontade para se reunir conosco no Centro de Serviço Shaumbra, O Spa Angélico onde temos um dia especial preparado para vocês.
Respirem profundamente...
 
(pausa)
 
Aahhh...
 
Tá vendo?  Uma ligeira e boa transformação.  Que suave e boa mudança.  Vamos pedir ao Mestre Kuderka (John Kuderka, o técnico de som)  para pôr um pouco de música para Spa Angélico.  É o que você faz quando vai para um Spa.  E para aqueles que ainda não têm certeza se estão aqui, a música irá provê-los com alguma orientação.  Apenas um pouco de leveza ao fundo.  (uma suave música angélica começa a tocar.) 
 

Nivelando-se
 
Então, o que tem acontecido recentemente, Shaumbra?  O que vem acontecendo?  Incrível.  O que aconteceu foi que você abriu sua consciência e expandiu-a tão rápido que sua mente precisa se nivelar agora.  Você tem saído para essas outras esferas. Tem brincado com a Nova Energia tão depressa que sua mente ficou sobrecarregada. Alguns de vocês sentiram que ela simplesmente parou de funcionar, não sabe mais o que fazer.  É uma conseqüência da nova consciência e da Nova Energia.
 
Respirem profundamente.
 
(pausa)
 
O que vem ocorrendo recentemente?  Oh, não é necessariamente o alinhamento das estrelas, embora elas reforcem a expansão da consciência.  Não é necessariamente numerologia, embora a numerologia vá mudar e se adaptar de maneira a prover um diagrama sobre o que você já está passando Ela reforça o que vocês estão passando.  Então não olhem para as estrelas ou para a numerologia ou mesmo para a direção do vento.  Eles apenas apóiam e afirmam o que está acontecendo em sua vida.
 
Respirem profundamente...
 
(pausa)
 
Bem, Shaumbra, você pulou pra dentro da nova consciência e seu corpo precisa agora alcançar o mesmo nível.  Seu corpo é designado a Terra, tão ligado aos animais, à vida das plantas, a Gaia.  Oh, a água e ao ar.  Quando sua consciência expande... Sua consciência, é claro, é sua capacidade enquanto ser ciente, é seus sentimentos e sua sensibilidade. Como ela expandiu muito rápido, seu corpo precisa de um momento, de uma chance para nivelar-se.
 
Seu corpo tentar entender o que vem acontecendo.  Ele reage.  Ele desafia.  Um momento é no seu estômago, no próximo em sua cabeça, depois em seus joelhos e pés, e em alguns de seus bocós, Linda.  Está sendo desafiado e diz: “O que está acontecendo? Por que todas essas estranhas sensações físicas?”  Seu corpo está num tipo de opressão, são tantas os sentimentos. Seu corpo vem mantendo um bocado desses sentimentos ao ponto de não saber mais o que fazer.  Como dizem em suas expressões – quebrado, fora do eixo.  Bem, seu corpo está conf...(Tobias dá uma risadinha)... Seu corpo está confuso e tentando se nivelar, mas não sabe como fazer isso.
 
Você vem expandindo sua consciência como uma criança com um novo brinquedo, brincando nas dimensões que sua mente não pode compreender e  suas velhas sensações, sentimentos e percepção não podem decifrá-las. Isso está afetando seu espírito.  Sim, seu espírito.  Você vê, seu espírito está jogando o jogo de se igualar, de se nivelar.  Seu espírito está acostumado a permanecer num velho tipo de relação ou de equilíbrio com você.  Permaneceu num lugar e você noutro; você permaneceu em outro lugar. Você se manteve em dois cômodos separados, mesmo que na mesma casa.  E agora com sua consciência, seu saber até mesmo seu espírito ficou de fora, sem saber o que está se passando.  Isso não é como você.  Não é como seu velho ‘você’ que tendia a permanecer travado, tendia a ficar em seu próprio cômodo.  Agora você está buscando, explorando e jogando. Então até seu espírito está procurando de nivelar.
 
Oh, e tem sua gnost.  Sim, realmente. Sua gnost é a solução criativa. É a maneira de você lidar com situações, dilemas, problemas ou qualquer tipo de desafio.  Ela é a solução criativa para coisas que vem acontecendo em sua vida humana.  Mas porque você vem se abrindo a novas esferas de consciência  onde nunca esteve, onde ninguém já esteve, até mesmo sua gnost precisa se nivelar.  Sua  gnost até então tem tido um grupo limitado de soluções com as quais achava que poderia lidar baseada em sua velha consciência.  Mas agora quando você está mudando e expandindo, até mesmo sua gnost precisa se igualar em seu potencial de soluções criativas.  Então é por isso que chamamos todos e cada um aqui hoje para o Centro de Serviço Shaumbra.  
 
(pausa)
 
Chamamos hoje uma grande variedade de seres angélicos.  Nossa primeira convidada e também facilitadora para você é a energia de Quan Yin, que entra com toda sua compaixão.  Oh, Quan Yin não conserta. Quan Yin ajuda a criar esse espaço seguro e sagrado onde você pode permitir acontecer o re-equilíbrio natural das energias.
 
Alguns de vocês estão pensando como é que deve parecer esse Centro de Serviço Shaumbra, e isso é a coisa interessante.  Ele pode ter mudado desde a última vez em que aqui vocês estiveram.  Pode ter evoluído e mudado a cada momento enquanto estão aqui hoje.  Sugerimos a todos vocês, Quan Yin em especial sugere que se liberem da tentativa de definir este lugar. Permitam que seja o espaço de rejuvenescimento, o espaço para um descanso, o espaço para receber.
 
Shaumbra, respirem profundamente.
 
A energia de Quan Yin está aqui. Ela está acompanhada de muitos, muitos atendentes – seres angélicos que estão aqui Hoje para vocês.  Isso aqui é como um lindo dia de spa. Vocês podem até fazer uma analogia: é hora de receber uma massagem, uma massagem espiritual.
 
Alguns de você podem querer escolher a energia do tratamento pela água.  Há uma dinâmica muito interessante na água. Ela é a substância mais abundante sobre a Terra, ela é vital para a Terra.  Mas diferentemente ao chão e a terra da Terra, que são comuns apenas a esse planeta, a água também é uma energia prevalecente e muito usada me outras esferas.  Nas outras esferas a água não tem essa sensação líquida molhada que vocês associam aqui na Terra. Ela não cai como chuva em outras dimensões, mas há um elemento energético muito similar, mesmo nas esferas não físicas, que está diretamente relacionado à água na Terra.
 
Se você coloca de lado as moléculas de hidrogênio e oxigênio que compõem o elemento físico da água na Terra e lha para a energia essencial ou para a essência, a essência na Terra é a mesma que em outras esferas para essa coisa que vocês chamam água.  Não é que os anjos bebam água, mas esse tipo de elemento é utilizado para refresca, para renovar. É por isso que muitos de você sonham a noite com água, com chuva ou rios, porque ela é usada nas esferas angelicais.
 
A água é uma parte essencial do Centro de Serviço Shaumbra.  Porque vocês tiveram a experiência de estar na Terra e estar na água – beber água, ter água ao seu redor e tê-la como uma parte grande da massa de seu corpo – vocês podem usar essa energia hoje aqui no Centro de Serviço Shaumbra. Permita-se banhar-se nela. Permita-se ser banhado pela água.  Deixe que água rodeie você e entre em você.  Você vê?  Isso permite que tanto seu corpo físico na Terra quanto seu corpo energético – seu corpo angélico – se beneficie.
 
Enquanto falamos hoje pelo resto de nossa discussão, permita que os anjos atendentes também trabalhem com você. Agora, você sabe que eles não irão consertar você.  Não irão começar a emendar você e sua rede energética.  Não vão começar a ajustar suas ondas cerebrais, eles não vão atuar em nada.  Eles estão aqui para ajudar a facilitar, talvez com uma suave massagem espiritual.
 
Percebe?  Você tem o que alguns de vocês chamariam Corpo de Luz ou Corpo de Energético num paralelo direto com seu corpo físico na Terra.  Você tem um tipo de mente energética, mas não é parecida com seu cérebro. Mas há uma relação mesmo nos reinos angélicos entre sua mente humana e um tipo de raciocínio angélico.
 
Então hoje enquanto entramos em nossa discussão, respire profundamente... Relaxe... Ah, é hora de seu corpo, de sua mente, é hora de seu espírito e sua gnost se igualar a sua consciência, a você.
 
Respire profundamente.
 
(pausa)
 

Sentindo
 
Em nosso último Shoud falamos sobre sentimentos e eu gostaria de falar mais um pouco por um instante.  Sentimentos são sensibilidades, é conhecer.  É talvez uma das maiores coisas que vocês irão experimentar este ano – sentimentos.  Esse é o momento para ser ofensivo na permissão para sentir. E isso não significa apenas bons sentimentos.  Não significa apenas estar confortável ou sentir apenas coisas como alegria.  São todos os sentimentos.  Como você se abriu para novos níveis de consciência, ela naturalmente abre os caminhos do conhecimento, dos sentimentos.
 
Respirem profundamente.
 
Alguns desses conhecimentos e dessas sensibilidades ocorrem num – o que chamariam – elevado nível de consciência.  Eles são refinados.  São muito, muito claros.  Você até poderia dizer cristalinos.  E um dos desafios tem sido como trazer esses conhecimentos e sensibilidades para seu cotidiano na Terra.  Parece que há uma barreira natural ou talvez uma resistência em permitir que energias puras como essas migrem ou gotejem para esses outros níveis de consciência nos quais você existe – em particular o nível humano.
 
Às vezes parece haver uma relutância natural para esses lindos insights, que você está recebendo em outros níveis, percorrer o caminho até aqui. A parte de você, o espírito existe aqui na Terra, quer desesperadamente encontrar essas energias, quer que elas sejam introduzidas.  Qual é a barreira impedindo que elas entrem?
 
Parcialmente, o peso de toda a consciência humana cria um tipo de muro, um tipo de barreira de maneira que fica muito, muito difícil aos insights e a consciência pura entrar.
 
Mas parte é você, uma relutância de sua parte em permitir algo tão lindo entrar num mundo que pode parecer às vezes tão rude e tão difícil.  Seria como colocar uma rosa em uma depressão onde se queima lixo. Não parece muito certo uma coisa tão delicada e perfumada ser posta numa energia de coisas descartáveis e inúteis.  E, queridos amigos, não há sabedoria em colocar a rosa no lugar onde o lixo é colocado?.  Não há sabedoria em pôr um elemento de tal beleza, de tal fragrância em um lugar que necessita e quer esse tipo de energia?  Não é apropriado agora para você receber essa energia de sua nova consciência nesta realidade?
 
A nova consciência, a inspiração, essa energia clara e cristalina não será destruída nessa realidade da Terra.  Não será. Ela não perderá seu frescor, ela florescerá porque aqui no planeta Terra a velha consciência humana chora por ela e a quer. Você, o aspecto humano que está aqui na Terra, está chorando por ela.  Você a quer. Então talvez seja a hora de deixá-la entrar.
 

O Que É e o Que Não É Seu
 
Este é o ano dos sentimentos – sentimentos abertos, crus, ousados e agressivos.  É o que você tem aspirado. É o que você vem expandindo – a habilidade de sentir muitas, muitas diferentes camadas e níveis.  Sentir a alegria e a tristeza de outros.  Quantos de vocês aqui são conselheiros e professores?  Vocês sabem como é se abrir e sentir a energia de seus clientes.  Vocês também sabem como é proteger sua própria energia, ter certeza de que está resguardado, ter certeza de que você filtra, certeza de que não toma para si os sentimentos deles, porque esses sentimentos às vezes são confusos, doentes, loucos, mortais – todas essas coisas – desequilibrados em graus tremendos. É por isso que eles vêm até vocês!
 
Eu tenho que rir, ouvindo outro dia na discussão, a psicóloga pensando porque todas essas pessoas loucas continuam vindo até ela.  Bem, é por isso que vocês estão aqui. (Tobias dá uma risadinha) Então, queridos Shaumbra, sentimentos.  Ah, sim.
 
Vocês que são conselheiros e professores, vocês se resguardaram, se preservaram, filtraram e se protegeram.  Retirem tudo isso agora.  Ponham tudo isso de lado.  Permitam-se sentir completamente – todos os Shaumbra, seja você um facilitador, professor, conselheiro, não importa o que façam – respirem profundamente aqui reunidos no Centro de Serviço Shaumbra.  Permitam-se sentir sentimentos chocantes. Sintam as profundezas e o inferno da humanidade, mas também a alegria da humanidade.
 
Permitam-se sentir o que está se passando nas dimensões aí ao seu redor – entidades presas a terra, fantasmas e sombras, aqueles que não foram capazes de liberar.  Eles aparecem a sua volta o tempo todo porque você exala um tipo diferente de consciência.  Você os sente, mas sua mente e seu corpo não sabem como lidar com eles. Então você sente medo, você se sente perdido, às vezes você sente frio.  Permita-se sentir.  Não levante barreiras. Não resista.
 
Falamos antes sobre esse princípio muito simples – você é aquilo que você escolhe. Você é apenas aquilo que escolhe e nisso está seu equilíbrio natural.  Neste lindo espaço você pode sentir tudo. Ah sim, você pode sentir náuseas, pavor, regozijo, você pode sentir felicidade – todas essas coisas – e você não tem que possuí-las.
 
Você vê, você está se abrindo.  Você está se abrindo para si mesmo, para seus aspectos e para outros humanos.  Você pode estar ciente e observar sem precisão de se lançar fora de equilíbrio.  Você não tem que enfiar essas energias em seu corpo e processá-las para os outros. Você não tem que lidar com essas questões em sua mente em prol dos outros.  Oh, e quando eu digo “outros”, quero dizer que “outros” podem também ser aspectos seus do passado.  Não de vidas passadas, mas partes de você já passadas.
 
A beleza da vida agora é a habilidade para sentir absolutamente e experimentar sem absorver, sem ter que processar ou consertar.  Ah, sim você ouve Quan Yin – “Não os conserte. Ame-os, aprecie-os, mas não os conserte”.  Você não pode. Apenas eles  podem aceitar essa responsabilidade.  A habilidade para sentir  sem censura e sem filtrar pode ser um pouco apavorante, um pouco demais, especialmente se seu corpo, mente, espírito e gnost ainda não se nivelaram a consciência. Eles não entendem o que fazer com isso, com o que parece como um excesso de sentimento. Então eles entram nessa enormidade ou se fecham ou, às vezes as duas coisas.  Queridos amigos, não se trata de você, a não ser que você queira.
 
Eu olho pra vocês às vezes enquanto estamos aqui sentados no Centro de Serviço Shaumbra e tenho que rir.  Eu  sei de onde você veio.  Conheço sua glória e sua graça.  Como vocês esquecem rápido quando vão pra Terra.  Olho pra vocês nesse instante – pioneiros da nova consciência, abrindo-se pra ela e, às vezes, em seguida vejo como isso lhes tira o equilíbrio. Então vamos só passar esse tempo aqui no Centro de Serviço Shaumbra permitindo que os seres angélicos que estão conosco neste momento se dediquem a vocês.
 
Sim, como estão começando a perceber há outra música tocando, não apenas a que vocês ouvem com seus ouvidos humanos, mas em outros níveis.Vamos falar em breve em uma de nossas sessões sobre música e a tremenda capacidade de rejuvenescimento que há na música.  Mas por agora, apenas relaxe, sinta a energia da água, permita que seu corpo, mente, espírito e gnost se nivelem a sua consciência sempre em expansão.
 
(pausa)
 

Ainda Sobre Sentimentos
 
Voltando aos sentimentos só por um momento.  Às vezes, quando uma nova onda de sentimentos entra, como aconteceu  especialmente nestes últimos 12 dias, a coisa pode ser muito intensa.  Pode realmente causar um bocado de ansiedade mental.  Mais uma vez, lembre-se que são apenas sentimentos.  É apenas conhecimento.  Está vindo de outros humanos.  Está vindo agora dessa realidade na Terra,  tipo pingue-pongue. Vem dos desequilíbrios na economia, desequilíbrios no poder, nas relações, muito certamente de um tipo de desequilíbrio na energia masculina/feminina na Terra, que está escolhendo voltar ao equilíbrio.
 
Mas você sabe como é às vezes.  Quando você volta ao equilíbrio consigo mesmo, mesmo aí há alguns pontos de reajustamento que são difíceis, desafiadores.  Mas agora tudo é sobre essas energias na Terra querendo chegar à resolução, mas que às vezes têm medo disso.  Quando as energias buscam chegar à resolução e ao equilíbrio, às vezes os elementos individuais dessas energias – eles têm medo de perder suas identidades.  Têm medo de ao chegar à resolução que isso ocasione um tipo de morte energética, então tentam se pendurar no velho enquanto tentam se re-equilibrar e chegar à resolução no novo.
 
Alguma coisa dessas está acontecendo dentro de você, mas muito do que você está sentindo está mesmo vindo de coisas a seu redor.  Você está sentindo a energia de Gaia partindo da Terra.  Esse ser angélico que esteve aqui por tanto tempo, lenta e gentilmente está partindo e dá tristeza.  Há uma incerteza.  Os humanos estão prontos para aceitar a responsabilidade por esse grandioso planeta?  Estão prontos para cuidar do ar e da água, da terra, dos animais e das florestas?  Há uma sensação: “Se Gaia está partindo, talvez eu deva partir também; talvez ela saiba algo que eu não sei”.  Então há um sentimento como se uma energia da Mãe Terra estivesse abandonando sua criança.  Você está sentindo isso e sentindo outros humanos que também sentem isso.  Agora o quanto isso é em demasia?
 
Vocês agora estão sentindo as crianças cristais chegando.  Eles começaram a entrar – uns poucos antes do Salto Quântico, mas agora em maior número – chegam a Terra.  Os primeiros.  Anjos maravilhosos e sábios que estão baixando suas energias, que estão descendo a escada para vir pra Terra, e vocês estão sentindo sua excitação, sua inocência.  Estão sentindo a ansiedade deles. Vocês estão sentindo... Eu sei que alguns de vocês em particular na última semana estavam sentindo a sensação deles de – o que vocês chamariam – choque e confusão, ao abrir seus olhinhos pela primeira vez como humanos e dizer: “Meu Deus, que foi que eu fiz”. (Tobias dá uma risadinha)
 
Oh, é um choque!  Alguns de vocês ainda têm aquelas feridas da chegada aqui.  Alguns de vocês estão sentindo o engolfamento... Um grande grupo  chegou nestes últimos doze dias; há um grande grupo na Terra.  Vejam alguns recordes de nascimento.  Um grande grupo entrou – uns poucos... Uns pouco nas terras da Europa, também na terra de Ah-Ta-Rah, Austrália.  Alguns de você sentiram sua sensação de choque, sua sensação de dúvida pela primeira vez de uma maneira dessas.  Vocês vêem, estão se abrindo para os sentimentos. Não foi isso que pediram?  Apenas lembrem-se que não são seus.  Experimente-os.  Sintam-nos. Abrace-os.  Mas lembrem-se, não os possuam – apenas se quiserem.
 
Vocês estão agora passando por esses tremendos sentimentos, às vezes achando difícil de lidar com eles.  Então o que vocês fazem?  Vocês respiram profundamente, vêm pra cá para esse Centro de Serviço Shaumbra a qualquer momento.  Ele está aberto o tempo todo pra vocês. 
 
Confie em si mesmo e você muito rapidamente vai discernir sobre o que é seu e o que não é. Discernir sobre o que é seu sentimento, o que é sua consciência.  Às vezes, alguns de vocês pegam esses pensamentos muito perturbadores.  Os pensamentos flutuam ao redor, irradiam dos humanos, mas também chegam de seres não físicos que algumas vezes cruzam sua dimensão.  Eles são quase como feixinhos flutuantes de energia, esses pensamentos.  E você os pega – pensamentos desequilibrados, confusos, tumultuados e perdidos – e eles vão direto pra você.  Oh, você os sente, você os experimenta.  Às vezes, são como demônios e fantasmas.
 
Então você os interpreta mal.  Pensa que são seus.  E então tenta processá-los ou lutar contra eles.  Não faça isso, Shaumbra, apenas sinta-os.  Apenas sinta-os.  Às vezes, você fica pensando: “Por que isso está dentro de mim?  Qual parte minha está fazendo isso?”  Não é você. Verdade, não é você.  O humano sábio é aquele que entende que é apenas o que ele escolhe no momento Agora que é dele.
 
Alguns de vocês se pegaram pensando que isso era devido a algum evento em sua vida quando tinha cinco anos ou dezoito ou o que seja.  Então, portanto, você chega à conclusão que deve ser você.  Bem, na verdade não é. Era apenas um aspecto.  Apenas uma pequenina porção de uma experiência, mas não era você. Você é um ser angélico que está aqui neste momento agora.
 
Vamos sintetizar essa seção de nossa discussão hoje dizendo: abra-se para sentimentos excessivos, para o saber e para a sensibilidade. Inspire-os. Sinta-os através de você e depois deixe-os ir.  Deixe ir.  Oh sim, às vezes a energia permanece presente e você continua a sentir as sensações por um tempo, mas lembre a si mesmo de não possuí-las.  Não são você.  Você está apenas sentindo-as.  Vamos falar mais sobre isso este ano.  Vamos falar mais sobre essa descoberta triunfante do sentir.  Vamos falar sobre isso no fim do ano e vamos celebrar o que é sentir e viver.
 

Nova Energia
 
Então, Shaumbra, ao continuarmos aqui hoje no Centro de Serviço Shaumbra, deixando tudo se nivelar a sua consciência em expansão, vamos falar sobre Nova Energia. – como a Nova Energia funciona.  Nova Energia como falamos anteriormente, não é vibracional como a Velha Energia.  É expansível. Ela se expande em todas as direções e dimensões simultaneamente.  É quase impossível compará-la a Velha Energia.  Elas são totalmente diferentes em quase todos os aspectos.
 
A Nova Energia pode ser integrada a realidade da Velha Energia.  Elas não têm que ser independentes ou separadas.  Mas a Velha Energia suspeita da Nova Energia  A Velha Energia vai tentar mantê-la de fora ou , pelo menos, no melhor dos casos, irá tentar testá-la para determinar do quê ela é feita.  A consciência da Velha Energia mesmo a que está dentro de você não entende isso que parece ser uma intrusão estranha.  É quase como espaçonaves descendo a Terra, sondando, tentando sentir e, como vocês sabem, toda vez que uma espaçonave desce a Terra ela causa um bocado de pânico.   A Nova Energia é como isso. Ela está entrando em sua realidade. Não em pequenos discos voadores, mas em um tipo de bolha de energia. Essas bolhas estão por toda sua volta agora mesmo.  Nós podemos literalmente vê-las.   Muitas vezes você não está ciente da presença dessas bolhas, mas você as sente.  Você sente algo diferente e estranho.  Você não tem certeza do que é. É a nova consciência. É a Nova Energia.
 
A Nova Energia funciona... Você tem que entender novamente, somos limitados pelas palavras humanas.  Ela não “funciona”.  Ela apenas é.  Mas a Nova Energia está chegando para trabalhar em sua vida agora.  Vamos falar sobre algumas diferenças entre Velha e Nova Energia.
 
Vamos respirar profundamente enquanto estamos aqui sentados no Centro de Serviço Shaumbra, e se você quiser, permita-se sentir, experimentar e utilizar agora a Nova Energia.  A mente não sabe bem o que fazer porque ela é muito diferente.
 
Na Velha Energia o humano quer respostas.  A consciência humana quer respostas.  A Nova Energia não se constitui em respostas.  Não há respostas porque a Nova Energia é potencial.  E o potencial não tem que se definir como uma resposta única, como uma verdade única, mas como muitas, muitas camadas e potenciais.  Então, enquanto o velho humano busca uma resposta para um problema, às vezes desesperadamente ou com grande frustração, a Nova Energia vem a você, às vezes, invisível e desconhecida, como potencial.  Você poderia começa a tirar de seu vocabulário a palavra “resposta” – quando escolher assim, é claro – e permitir a consciência do potencial começar a entrar. 
 
A consciência humana quer definição.  A mente em particular quer definir as coisas. Ela quer entender e analisar.  Na Nova Energia não há definição. Ela é livre. É aberta.  É sem definição.  Definição por sua própria natureza na Velha Energia é uma maneira de limitar, enquanto a Nova energia não tem definição.  Ela é liberdade.
 
Nesse momento a psique humana não pode lidar muito bem com coisas que são indefiníveis.  Então um de seus desafios em nosso spa hoje é:  pode você ser tão livre para não partir pra definição?  Pode você ser tão livre a ponto de não ter compartimentozinhos arrumados para coisas como sentimentos e pensamentos e energia? Você pode ser livre a este ponto?  Você pode ser isso consigo mesmo, dentro de si mesmo para não precisar de definição?
 
A consciência da Velha Energia, o humano quer que dois mais dois – os números 2 e 2 – sejam igual a 4, e quer que seja sempre esse o resultado.  Você aperta os botões na calculadora ou soma em sua cabeça e sempre quer que 2 mais 2 seja igual a 4.  Na Nova Energia em que você está nesse momento, 2 mais 2 não é igual a 4, pelo menos não só a 4.  Quando você junta esse elementos de energia, eles podem resultar numa grande variedade de números diferentes, e até mesmo em números “reversos” e até em números “laterais” que o matemáticos ainda não descobriram.  Os números “entre” que são desconhecidos da consciência de agora.
 
A mente quer ser igual e firme o tempo todo, mas na Nova Energia não é assim.  Na verdade, na Nova Energia a soma de quaisquer duas partes sempre resulta em um.Você pode somar dezenas e milhares de elementos ou números ou o que quiser – bits de energia – e ao invés de chegar a um novo resultado, na Nova Energia, sempre resultarão em 1.
 
Agora, poderíamos entrar aqui numa longa discussão sobre a física da Nova Energia, mas vamos poupar sua mente e seu corpo.  Mas entenda, na Nova Energia a coisa não funciona como funcionava antes.  Há alguns que querem deixar como está e têm que saber – têm que saber que para se manter aterrado, para estar em equilíbrio... 2 mais 2 são 4 – deixem isso de mão.  Isso agora é muitas coisas.
 
O humano quer saber que há um certo e um errado.  Quer colocar um tipo de julgamento de valor em quase tudo na vida.  Na nova consciência, a Nova Energia não tem certo e errado. Ela não pode ser definida mais nesses termos.  Talvez a melhor maneira de dizer o que ela é seja assim:  “Ela apenas é”, sem um valor.  Talvez seja apenas experiência, energia, consciência. A mente humana tenta desesperadamente permanecer nesses parâmetros morais do certo e do errado como uma maneira de se manter na linha.  Mas na Nova Energia não há necessidade de um trilho.  Não há necessidade de colocar todos esses tipos de limitação em si mesmo.  Eles são de fato julgamentos.  Eles são de fato um tipo de prisão.
 
Vamos respirar profundamente aqui.
 
(pausa)
 

Mais rejuvenescimento
 
Sintam a essência da água, a água física e a água energética, ajudando a confortar e a suavizar, rejuvenescer e naturalmente trazer você de volta ao equilíbrio. Deixando seu corpo, sua mente, espírito e gnost nivelar com sua consciência muito dinâmica.
 
Sim, você pode chamar os atendentes angélicos, deixando-os assumir, massagear seus pés talvez.  Nem todos tiveram os pés massageados.  Trabalhem os ombros um pouco, ao redor da fronte e têmporas. Mantenha-se respirando, permitindo as energias se nivelarem a sua consciência.
 
Você tem passado por sentimentos e aberturas enormes ultimamente, e o propósito da sessão de hoje é só rejuvenescer.  Sem pressão, sem forçar as energias, sem grandes desafios.
 
Respirem profundamente.
 
(pausa)
 
Na velha consciência humana há um desejo por resolução.  Os humanos querem resolver coisas, isso envolve essa questão toda de respostas.  Mas eles querem que as questões cheguem a uma resolução e na verdade, na Nova Energia não se trata de resolução, se trata de uma evolução contínua, de expansão.  Não há um fim.  Às vezes você pensa, “Qual é a resposta? Qual é a resolução?” Aqui se trata de abertura e evolução contínua.
 
Há momentos como agora quando é importante descansarmos, alinhar novamente as energias.  E então tudo continua a abrir e se revelar, e expandir. Quando você tem mais discernimento a respeito de si mesmo, fica mais fácil.  Na verdade fica muito divertido continuar a expandir as energias.  Mas temos que ter momentos como esse só pra reunir novamente as coisas.
 

Recebendo
 
A velha consciência humana... Na velha consciência humana há essa dinâmica onde os humanos acreditam que tem que merecer.  Merecer.  Eles lutam, têm que passar por algum tipo de – o que vocês chamariam – dor, seja mental ou física. Eles têm que por em uso uma certa quantidade de energia de maneira a evoluir ou crescer ou prosperar e sempre houve um tipo de luta associada a isso.  Se não houver um desafio, então a energia ou os resultados não valem a pena. Nessa velha consciência humana, as pessoas se põem em grande dificuldade pro algo que é realmente bem simples. 
 
Na nova consciência, a Nova Energia, se trata de receber.  Receber. Não há uma causa/efeito, não há uma entrada de energia associada à energia recebida. Receber na Nova Energia pode ser verdadeiramente uma rua de mão única.  Não tem que ser recíproco.  Em outras palavras, Nova Energia, novo espírito virá a você sem você fazer nada, sem sacrifício, sem você rezar por horas ou meditar ou qualquer coisa dessas.
 
Agora, isso é uma dinâmica muito simples e extraordinária.  Você foi ensinado e a física e as crenças da Terra foram formadas de uma tal maneira que há sempre uma troca de energias.  Para receber algo você deve dar algo, ou se você receber primeiro então deve dar mais tarde. Essa dinâmica não se aplica a Nova Energia. Receber é aberto, incondicional, está disponível e nada é pedido de você.
 
Receber vem de uma ampla variedade de fontes diferentes.  Primeiro vem de você, de todo seu Eu, não apenas o humano, mas você por inteiro.  Você inteiro escolhe servir a você mesmo quando se permitir.  Receber vem de seus animais de estimação, de vez em quando de outros humanos, dos correspondentes angélicos que estão a seu redor.  Receber vem de uma grande variedade de lugares e dimensões.  Trata-se apenas de energia – energia crua – entrando pra você, entrando em apoio a consciência.  Lembre-se, consciência não é energia.  Energia está aqui para ajudar a consciência a manifestar seus mais grandiosos desejos.
 
Você tem restringido o fluxo de energia na velha consciência humana devido a um sistema de crença estabelecido há muito tempo atrás que dizia que para receber você deve fazer jus, você deve sofrer, você precisa merecer. Mas receber na Nova Energia é tão simples quanto respirar, tão simples quanto permitir, e você não tem que dar nada em troca.  E isso também parece um paradigma estranho.  O velho eu humano diz:  “Mas eu preciso dar algo em troca”. Não. Acredite ou não, você não tem. Você não tem sequer que partilhar nada de sua sabedoria, nada de sua abundância.  Você pode se quiser, mas não é um requisito na Nova Energia.
 
Há tremendas energias de elevada consciência interdimensional que gostariam estar em sua vida. Que gostariam de apoiar você, que gostariam de encorajá-lo, de estar aqui com você neste momento – vinda de você, de fora, do espírito, do devas da natureza, da água, de Quan Yin, de todo os cantos.  E hoje, vou perguntar a você, querido Shaumbra, enquanto nos sentamos aqui no Centro de Serviço Shaumbra, você pode realmente permitir-se receber?  Energia pura, energia incondicional, energia sem compromisso, energia que está simplesmente num estado puramente natural, esperando para entrar em sua realidade.  Você pode receber isso?
 
Vou pedir a energia de Quan Yin, incorporada agora em Aandrah que suba aqui por um momento para trabalhar com aqueles de vocês que escolhem inspirar essa energia agora, em sua realidade, em sua vida, em você.  Receber incondicionalmente, sem filtros, receber as dádivas da vida.  Aandrah...
 
AANDRAH:  Então neste momento eu convido você.  Você quer receber um presente do dia dos Namorados, um presente de extrema beleza dessa respiração?  Essa respiração... Porque na energia dessa respiração está um amor muito profundo que muitos de vocês esqueceram, mas está aqui.  Inspire-o profundamente para o fundo de você.
 
Ele falou dele montado numa bolha.  E se fosse uma bolha de champanhe, uma bolha que quer dançar e brincar e faiscar com você.  Você o receberá? Você vai inspirá-lo?
 
Respire. Como a grande música que esses doces amigos vêm lhe dando. Ele chega para te tocar.
 
Respire.  Inspire sua música, Inspire as palavras de Tobias, inspire nessa vibração que respiro com você agora.  Respire profundamente, profundamente porque ao dançar e faiscar e fluir para as profundezas de você, querendo brincar, eu digo, venha brincar.  Ouse viver comigo nesse novo jeito. Respire agora.  Respire e receba.  Eu te desafio a receber completamente.  Você receberá?  Eu te convido.
 
Respirem comigo agora.  Permitam-me te amar profundamente, soprar minha respiração em cada fibra de você.  Respirem comigo agora.
 
Respirem e recebam.  Respirem e recebam.  Sim... Sim.
 
(pausa)
 
TOBIAS:  Que maravilhoso dia partilhamos, aqui neste lindo spa angélico, só deixando o resto de você se nivelar a sua consciência.
 

Como Funciona a Nova Energia
 
Vamos falar mais um pouquinho sobre energia humana versus Nova Energia. A consciência humana queria validar a identidade do eu humano.  A consciência humana queria se auto-validar.  Na Nova Energia não há razão para validar o eu humano. Nenhuma razão.  Trata-se de ser tudo de si mesmo no momento Agora, em você.  O eu humano não precisa validação.  Não precisa saber que existe, porque na Nova Energia apenas é.  Tanta energia foi posta para validação, para a identidade e você descobre agora que é isso era apenas um tipo de ilusão.
 
Na consciência da Velha Energia havia a propensão a tornar as coisas muito difíceis e complexas.  Isso teve um propósito porque permitiu a sua consciência saber o quão fundo podia ir, o quanto podia ficar confusa e o quão perdida podia ficar. Na Nova Energia há uma simplicidade brilhante em tudo.  A Nova Energia não tem que descobrir mais as profundidades porque ela sabe que tudo tem uma profundidade infinita e ainda assim uma simplicidade infinita. Parece uma contradição, mas na Nova Energia a maioria das coisas são uma contradição.
 
Nova Energia.  Sinta-a. Apenas sinta-a.  Pare de defini-la, isso não funciona muito bem.  Apenas sinta-a.  Ela é uma fonte de potencial ilimitado. É uma fonte de energia ilimitada e livre.  A velha consciência humana queria estruturar coisas.  Estruturar é divertido – juntar coisas, construir coisas.  A velha consciência queria estruturar tudo, estipular um valor, portanto era mais fácil entender como tudo se ajustava. Mas chegou a um ponto onde você não podia mais descobrir isso, não conseguia mais saber como todos os pedaços funcionavam.  Ainda assim os humanos continuam a estruturar, a analisar tudo.
A Nova Energia não tem estrutura. É energia, mas não tem estrutura.  Portanto, os cientistas vão achar difícil identificá-la.  Mas aí voltamos a tentativa de identificar tudo, porque se você não pode identificar, obviamente não é real! Bem, pelo menos não é real no jeito de pensar da Velha Energia.
 
A Nova Energia é sem estrutura, mas ainda assim pode se aplicar em formas atuais, na consciência atual, reforçando-a. Mas quando a Nova Energia entra em conceitos atuais e na verdade até na realidade e nas estruturas físicas, vai parecer que a Nova Energia está destruindo o velho conceito ou a velha estrutura.  Parece aniquilar.  Mas quando você olha de novo ou sente mais uma vez, você vai entender que ela não fez nada disso.  Foi uma ilusão.
 
Ela redefiniu a consciência da Velha Energia.  Permitiu a consciência da Velha Energia expandir-se, liberar as velhas estruturas e limitações, encaixando-a na livre expressão. Então quando você vê coisas em sua própria vida parecendo se despedaçar em frente a seus olhos, na verdade não é nada disso.  As coisas estão se redefinindo de um jeito livre e indefinível. Mais uma vez, tudo vai parecer contraditório, mas não é de jeito nenhum.
 
Isso vai desafiá-lo a sair do velho jeito de pensar, sair dos velhos padrões que teve para si mesmo, velhos e confortáveis padrões.  Isso é outra coisa – a consciência humana, a Velha Energia quis estar confortável... Confortável. A Nova Energia não precisa de conforto.  Trata-se de expandir e evoluir, experimentando e jogando, porque não há certo ou errado, bom ou ruim, dor ou conforto.  Há apenas consciência.
 
Respirem profundamente, Shaumbra.
 
(pausa)
 
Você está realmente começando a sentir.  Está realmente começando a ter sensações.  No mês passado você começou a integrar a Nova Energia em sua vida e algumas vezes ela parece caótica porque não segue os padrões até então conhecidos por você.  Nós nunca contamos a você que você vai ganhar uma Velha Energia amplificada, uma Velha Energia mais forte.  Dissemos que ia ser Nova, e você moveu sua cabeça e concordou!(risadas, Tobias dá uma risadinha) Então vamos ter um exemplo maravilhoso, maravilhoso disso para todos vocês no próximo mês.  É um mês indefinido segundo seu calendário. Então...
 

Aplicando
 
Pegue uma situação, sinta uma situação que está em sua vida, um problema que envolve outra pessoa, e nós sabemos que você os têm. (Tobias dá uma risadinha)Sinta essa pessoas.  Não apenas imagine, mas sinta essa pessoa. Agora você teve algumas dificuldades ou desafios com essa pessoa. Seja um esposo ou especialmente uma ex-esposa, seja alguém com quem você trabalha ou um irmão ou qualquer pessoa com a qual você tenha tido alguns problemas.  Como duas ovelhas batendo suas cabeças, você tem tentado entender as coisas.  Vem tentando resolver as coisas entre vocês no jeito da Velha Energia. Obviamente quando você bate de frente duas coisas, o que acontece a elas?  Elas ficam maiores, mais teimosas e mais sensíveis.
 
Então pegue essa situação que tem com outra pessoa – só uma por favor, você não tem que se estressar este mês.  Pegue essa situação com o outro.  Agora entenda que isso é meio histórico pra nós.  Sempre pedimos a você em seu trabalho de casa e obrigações para fazer as coisas por si mesmo.  Não entre em outras energias, estamos prontos agora, você está pronto.  Sinta a energia dessa situação.  Talvez não seja uma sensação confortável, mas permita-se senti-la.  Sinta o que ela está fazendo a sua mente, a suas emoções e ao seu corpo. 
 
Agora, permita a Nova Energia entrar nessa situação.  Agora alguns poucos entre vocês engolem em seco porque é como: “Mas se eu permitir  Nova Energia nessa velha e difícil situação, o que vai acontecer? Isso vai me dar uma vantagem injusta?  Vai resolver a questão?”  Talvez você tenha se divertido com ela por um tempo demasiado.
 
A outra pessoa vai vencer?  Será ela a beneficiada ao invés de você?
 
Bem, permitam-se experimentar agora.  Esse próximo mês  introduza essa Nova Energia.  Introduza dentro de você a Nova Energia, introduza na situação.  Não tente entender. Não manipule.  Vamos sublinhar isso.  Apenas respirem.
 
E agora veja e observe por trás da mureta o que acontece. Veja o que acontece quando mais tarde chegar em casa hoje. Veja o que acontece nos próximos dias com essa pessoa. Fique por trás da mureta e entenda que a Nova Energia entra agora porque você a chamou.  Você a permitiu.  Olhe e observe como ela funciona.
 
Libere-se das expectativas do que acha que seria o resultado. Não  deixe ser pego no caos, no drama ou no medo.  Apenas observe.  Você vai ter uma brilhante, triunfante descoberta de como a Nova Energia – sua Nova Energia na consciência – se desvela.  Mais uma vez, agora sem expectativas quanto ao resultado. Apenas observem.
 
Com isso, querido Shaumbra, você é bem-vindo a ficar energeticamente por aqui no Centro de Serviço Shaumbra, nesse Spa Angélico o tempo que quiser.  Entenda que está se dando uma chance para permitir o nivelamento de seu corpo, sua mente, espírito e gnost com a consciência sempre em expansão. Entenda que você pode vir quando quiser.
 
Agora na Terra, às vezes, é difícil, é um desafio, especialmente quando vocês são pioneiros da nova consciência.  Entenda que estamos aqui para servi-los.  Entenda que a Nova Energia está disponível pra você toda hora.
 
Agradecemos cada um e todos vocês pelo o que estão fazendo.  Esperamos que em breve você se lembrará de todas as razões.
 
E assim é.
 

 
Tradução para o Português: Sonia Gentil   soniagentil@uol.com.br

Tobias do Conselho Carmesim é apresentado por Geoffrey Hoppe, com o pseudônimo de "Cauldre", Golden, Colorado. A história de Tobias, do bíblico Livro de Tobit, pode ser encontrada no web site do Círculo Carmesim: www.crimsoncircle.com. O Material do Tobias é oferecido gratuitamente aos Trabalhadores da Luz e Shaumbra de todo o mundo desde agosto de 1999, época em que Tobias disse que a humanidade tinha ultrapassado o potencial de destruição e entrado na Nova Energia.

O Círculo Carmesim representa uma rede mundial de anjos humanos que estão entre os primeiros a fazer a transição para a Nova Energia. Enquanto eles vivenciam as alegrias e os desafios do status da ascensão, ajudam outros humanos em suas jornadas, compartilhando informações, atendendo e orientando. Mais de 50.000 visitantes vão ao web site do Círculo Carmesim todos os meses ler os últimos materiais e discutir suas próprias experiências.

Os encontros do Círculo Carmesim acontecem mensalmente em Denver, Colorado, onde Tobias apresenta as informações mais recentes através de Geoffrey Hoppe. Tobias declara que ele e os outros do Círculo Carmesim celestial estão, na verdade, canalizando os humanos. De acordo com Tobias, eles estão lendo nossas energias e traduzindo nossas próprias informações de volta para nós, de modo que possamos vê-las vindo de fora, enquanto as vivenciamos no nosso interior. O "Shoud" é uma parte da canalização em que Tobias fica de lado e a energia dos humanos é canalizada diretamente por Geoffrey Hoppe.
 
As reuniões do Círculo Carmesim estão abertas ao público. O Círculo Carmesim sobrevive com o amor sincero e a doação dos Shaumbra de todo o mundo.

O objetivo dos que fazem parte do Círculo Carmesim é servir de guias humanos e professores àqueles que seguem o caminho do despertar espiritual interior. Não é uma missão evangélica. Pelo contrário, a luz interior é que guiará as pessoas até você para receberem compaixão e atenção. Você saberá o que fazer e o que ensinar nesse momento, quando vier até você o humano precioso e único, pronto para embarcar na jornada da Ponte de Espadas.

Se você estiver lendo isto e sentir a verdade e a conexão, você é realmente um Shaumbra. Você é um professor e um guia humano. Permita que a semente da divindade cresça dentro de você agora e em todos os momentos que estão por vir. Você nunca está sozinho, porque a família está espalhada por todo o mundo e os anjos estão ao seu redor.

Por favor, distribua este texto livremente numa base não comercial e sem cobrar por ele. Por favor, inclua as informações na íntegra, inclusive com todo este pé de página. Todos os outros usos têm que ser aprovados por escrito por Geoffrey Hoppe, Golden, Colorado. Veja a pagina de contatos no website http://www.crimsoncircle.com/

 © Copyright 2008 Geoffrey Hoppe, P.O. Box 7328, Golden, CO 80403. Todos os direitos reservados.